A sustentabilidade é um termo que está em alta há alguns anos. Atualmente, o desenvolvimento sustentável é cada vez mais urgente — e ele não se resume apenas à preservação ambiental, mesmo que ela seja uma parte importante do assunto. Tanto pessoas quanto empresas têm se tornado engajadas e preocupadas com o planeta formas pouco vistas anteriormente. E você também pode fazer parte desta causa tão importante.
Existem inúmeros meios de se tornar uma “pessoa mais sustentável” — destinação correta do lixo, economia dos recursos naturais, escolhendo um condomínio sustentável — e todas elas são válidas, além de muito importantes, desde que sejam praticadas com regularidade. Sobre isso, você aprenderá aqui. Continue a leitura e confira como se tornar sustentável com a iUrban!
Entenda o conceito de sustentabilidade
A sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável são pautas muito discutidas atualmente. Contudo, poucas pessoas sentem verdadeiramente o que significam e como aderir à causa de maneira efetiva. E por mais que possa parecer um assunto estritamente ligado ao meio ambiente, a sustentabilidade vai muito além disso.
Usado pela primeira vez em 1987, o termo “desenvolvimento sustentável” foi criado pela ex-primeira-ministra norueguesa e que atuou como a presidente de uma comissão da ONU, Gro Harlem Brundtland. Desde então, o desenvolvimento sustentável passou a ser um termo muito utilizado e uma pauta urgente para o mundo.
A sustentabilidade, por mais que tenha muita ligação com a ecologia e preservação ambiental, vai muito além disso. Ela também está diretamente ligada ao crescimento econômico, justiça social, educação de qualidade, trabalho decente para todos, ética e justiça social. Ou seja, a sustentabilidade também pauta a igualdade e o desenvolvimento igualitário.
+ Como funciona a reutilização da água pluvial em condomínios
Soluções ambientais registram crescimento de 40% ao ano
O Grupo Ambiensys, especializado em soluções ambientais, registrou 40% de crescimento ao ano na demanda por projetos sustentáveis. Esse aumento veio por parte de empresas que querem promover mais ações ligadas a ESG — Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em inglês).
Segundo um levantamento feito pela Russell Reynolds Associates, 50% dos líderes do mais alto escalão das empresas nacionais têm o objetivo de incorporar medidas sustentáveis em suas estratégias nos próximos 5 anos. Além disso, o levantamento aponta que 50% dos líderes brasileiros já iniciaram alguma medida para aderir à sustentabilidade. Por outro lado, a média de líderes internacionais que pretendem tomar tais medidas é de 39% — colocando o Brasil à frente da média global.
Documento da ONU serve como guia para ESG
A Organização das Nações Unidas (ONU) disponibiliza um documento como guia para empresas que desejam aderir ao ESG. Firmado em 2015 pela organização, ele conta com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que dão base para as instituições desenvolverem suas próprias agendas ESG de uma maneira mais eficiente e efetiva. Confira:
- Erradicação da pobreza;
- Fome zero e agricultura sustentável;
- Saúde e bem-estar;
- Educação de qualidade;
- Igualdade de gênero;
- Água potável e saneamento;
- Energia limpa e acessível;
- Trabalho decente e crescimento econômico;
- Indústria, inovação e infraestrutura;
- Redução das desigualdades;
- Cidades e comunidades sustentáveis;
- Consumo e produção responsáveis;
- Ação contra a mudança global do clima;
- Vida na água;
- Vida terrestre;
- Paz, justiça e instituições eficazes;
- Parcerias e meios de implementação.
Segundo a ONU, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável vêm como um apelo mundial à uma ação que visa acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e estabilizar o clima — cada vez mais instável devido à poluição. As metas apresentadas pelas Nações Unidas contribuem significativamente, quando são seguidas, para que a Agenda 2030 possa ser atingida no Brasil.
Como ter um dia sustentável e contribuir com a pauta
No dia a dia, você pode modificar alguns hábitos que já contribuem para um futuro mais sustentável. Claro que algumas das metas definidas pela ONU são muito abrangentes e dependem da governança, assim como das empresas — um posicionamento que a iUrban tem orgulho de implementar em seus projetos. Contudo, você pode tomar atitudes como:
- Reduzir o consumo de produtos descartáveis, como copos plásticos;
- Diminuir o seu consumo de água;
- Separar o lixo reciclável do não reciclável, assim como fazer a destinação correta de acordo com as lixeiras específicas;
- Trocar o carro por caminhadas, bicicletas ou por um modelo de carro elétrico — que não emite poluentes;
- Evitar o uso de sacolas plásticas, sempre as trocando por opções mais duráveis, por exemplo a ecobag;
- Valorizar os pequenos produtos e a produção individual — você pode fazer isso comprando em feiras —, fortalecendo a economia local;
- Ter por preferência produtos e eletrodomésticos que não gastam tanta energia;
- Aderir à utilização de uma forma de energia limpa;
- Escolher um imóvel que adote medidas sustentáveis, como os iUrban.
Fazendo essas pequenas mudanças no seu dia a dia, já vai estar fazendo uma grande contribuição para o desenvolvimento sustentável e, claro, respeitando o meio ambiente. Por isso, comece a mudar seus hábitos ainda hoje e comece a fazer a sua parte para um futuro sustentável.
iUrban: construção responsável e sustentável
De acordo com o nosso Diretor Geral, Leandro Lorenzon, quando é realizado o assentamento das lajotas e reboco, muita água é utilizada na argamassa utilizada. Dessa forma, para diminuir o desperdício de água, a iUrban adere às paredes de drywall (parede seca). Segundo o que foi afirmado na matéria, a economia proporcionada por esta atitude pode chegar até 25 mil litros de água.
+ Sustentabilidade nos empreendimentos iUrban ganha a mídia
“O drywall é composto por uma estrutura de alumínio e depois duas placas de gesso de cada lado. E após isso ele pode ser embasado e pintado, dispensando o reboco e, consequentemente, a argamassa com água.”, afirma Leandro em entrevista para o Jornal ES1. Essa substituição por drywall ajuda a diminuir o consumo de água durante a construção e, portanto, torna o empreendimento mais sustentável.
iUrban entrega empreendimentos sustentáveis
Além das atitudes sustentáveis tomadas durante a construção dos empreendimentos, a iUrban também reafirma seu compromisso com a pauta sustentável por meio das diversas tecnologias implantadas nos empreendimentos. Nossos imóveis são planejados buscando o menor consumo de materiais, priorizando o uso consciente dos recursos naturais e harmonizando com o entorno. Confira algumas características deles:
- Reuso de água pluvial e dos splits na área comum do prédio;
- Lixeira seletiva;
- Iluminação em led;
- Horta comunitária;
- Filtro de água potável para todo o prédio.
Fora isso, também aderimos à nova tendência mundial dos carros elétricos! As garagens dos nossos mais novos empreendimentos, e daqueles que serão lançados futuramente, contam com preparação para carregamento dos carros elétricos. Mesmo que essa tecnologia ainda seja uma novidade no Brasil, temos consciência de que a tendência é que a tecnologia conquiste cada vez mais pessoas nos próximos anos. Assim, como nosso foco é no futuro, já aderimos à novidade sustentável.
Encontre seu apartamento na iUrban
Nossos empreendimentos entregam toda a tecnologia para você aderir a todas as novidades do mercado. Além disso, todo projeto iUrban é sustentável, bem localizado e entrega tudo o que você precisa para aproveitar o melhor da vida, com todas as conveniências bem pertinho de casa. Clique aqui para acessar o nosso site.