06/08/2021

Como reutilizar água? Dicas para colocar em prática!

A escassez de água e a preocupação com esse recurso natural é algo que vem moldando as formas de consumo da nova geração. Segundo um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a Water.org, obtido pelo G1 e a TV Globo, o desperdício de água aumentou pelo terceiro ano seguido no Brasil.

Os dados apontam que, em 2015, 36,7% da água potável produzida no país foi perdida durante a distribuição. E, em 2018, o índice alcançou o nível de 38,5% de desperdício. A apuração explica que, com esses dados, é possível constatar que, a cada 100 litros de água captada da natureza e tratada para o consumo, quase 40 litros se perdem por vazamentos nas redes, fraudes, erros de leitura dos hidrômetros e outros problemas.

Somado a esse fato, por si só alarmante, o Brasil também vive uma crise hídrica, a ponto de desperdiçar energia de uma usina Itaipu por dia. Esse período, segundo o Ministério de Minas e Energia, é o pior enfrentado em 91 anos, sem precedentes.

Esse cenário se estende, prejudicando diversos setores da sociedade: a agricultura, o fornecimento de energia para indústrias, e, é claro, os consumidores, que enfrentam contas de energia cada vez mais caras.

Portanto, é de suma importância que sejam colocadas em prática iniciativas a fim de se evitar um racionamento, medida mais radical para a contenção da crise, e possibilitar a harmonia com o meio ambiente. E, pensando nisso, a iUrban separou tudo o que você precisa saber sobre como reutilizar a água em sua residência!

Quais as formas de reutilizar a água?

Reaproveitar a água é uma forma de evitar o desperdício. Afinal, se utiliza a água para basicamente tudo, desde a água do chuveiro, até a rega de plantas e limpeza da casa. Sendo assim, o consumo de água é bem alto e, na maioria das vezes, indispensável.

Porém, no meio desse processo, a água pode acabar se perdendo, indo para os ralos após um único uso, sendo que ela pode ser reaproveitada com o intuito de economizar água e dinheiro. Sabemos que água limpa é algo raro no planeta e, por isso, é importante não deixar desperdiçar.

No entanto, a reutilização de água não fica apenas nas atividades domésticas, com a água do banho e da casa em geral. Os mecanismos pluviais, ou seja, água da chuva, também podem ser convertidos em formas de usar água em casa, para essas mesmas tarefas cotidianas.

A dica é, então, fazer a reutilização. A máquina de lavar é uma grande aliada nessas horas: ao invés de escoar a água utilizada na primeira lavagem com sabão, é possível criar uma reserva para a lavagem seguinte, ou, ao invés de jogar tudo fora, guardá-la para outras finalidades. Essa mesma água que sai das roupas pode ser usada para lavar pisos (como áreas externas, ou o cantinho que os pets realizam suas necessidades fisiológicas), janelas, banheiros, cozinhas e afins.

Outra maneira de reaproveitar água é por meio da chuva, conforme explicamos anteriormente. Essa, por sua vez, pode ser utilizada tanto na limpeza, quanto em jardins. Além disso, pode ser criado um mecanismo para a utilização, por exemplo, em banheiros, como nas descargas de vasos sanitários.

Assim como a água pluvial, a água eliminada por ar condicionado também tem a capacidade de ser reaproveitada e destinada para essas mesmas tarefas domésticas. E, não por acaso, esse é um dos pilares dos empreendimentos da iUrban!

Em todos os nossos projetos, essas águas são armazenadas e reutilizadas por meio da captação das áreas descobertas do prédio, podendo ser usada para a limpeza tanto do prédio quanto do seu iU. Você pode conferir detalhes dos nossos empreendimentos clicando aqui!

Saiba mais sobre nossos
empreendimentos

Entre em contato