15/07/2021

Como pintar o apartamento? Tudo o que você precisa saber!

Um dos maiores benefícios de ter um apartamento próprio é o fato de poder customizá-lo da maneira que bem desejamos. Para muita gente, as paredes brancas podem parecer sem-graça, ou até mesmo um pouco estressantes. Nesse sentido, é possível seguir a teoria das cores, indicada pelos especialistas, e dar uma nova vida para as paredes.

Em geral, quando falamos de pintar o apartamento, logo surgem algumas preocupações. Orçamento, quando fazer, qual tipo de tinta comprar, se é possível realizar o trabalho sozinho ou se é necessário chamar um profissional. 

Para todas as perguntas, a iUrban tem as respostas! Preparamos neste artigo tudo o que você precisa levar em consideração antes, durante e após a pintura do seu cantinho.

Leia também:

+ Quais são os primeiros passos para comprar um apartamento?

+ Como decorar o hall de entrada?

Antes de realizar a pintura, é fundamental que você tenha os equipamentos e acessórios necessários para um acabamento impecável!

O que é necessário para pintar as paredes?

Antes de já correr para a loja de construção e colocar a mão na massa (ou melhor, nas tintas), você precisa conferir o que pode ser utilizado para a pintura. Para garantir que as paredes fiquem uniformes e com um bom acabamento, é necessário ter em mãos os acessórios apropriados. Pincéis com cerdas de qualidade e rolos de pintura devem ser os primeiros itens na sua lista de compras.

O ideal é que você tenha pincéis e rolos de diferentes tamanhos, servindo para dar o acabamento perfeito. Os rolos podem funcionar para a parte central e grandes espaços, mas pincéis menores vão dar o toque final nas arestas e evitar que batentes de portas e rodapés acabem manchados.

Mas, sabemos: acidentes acontecem. Quando a tinta escorre para um lugar que não deveria, podemos acabar desesperados ou, pior ainda, tentando usar panos úmidos para conter o problema, o que pode, também, esbarrar na parede úmida, manchar o chão, e acabar com todo o trabalho feito.

Por isso, leve em consideração a compra de um removedor de tintas, para que, caso isso aconteça, você tenha o produto certo e que não irá causar outro problema e você tenha que arcar com outra pequena reforma.

Para começar a pintura, lembre-se também de equipamentos de proteção (EPIs). Óculos de proteção, luvas e a utilização de roupas mais velhas (porque você pode acabar bem sujo) são algumas dicas que todo bom pintor recomenda. 

Além disso, não esqueça de proteger o piso e móveis (caso o ambiente já esteja mobiliado), com jornais ou lonas de plástico. Caso você seja mais sensível a cheiros, pode optar por utilizar máscaras, para que não tenha contato com os reagentes químicos presentes nas tintas.

Quem vai pintar um apartamento pequeno também deve levar em conta que, quanto menos pessoas no local, melhor. Garanta que seus pets não fiquem transitando por ali – afinal, o cheiro das tintas e a movimentação constante no local também podem incomodá-los bastante, deixando-os estressados. 

Você pode optar, também, por pintar o apartamento inteiro por partes. Assim, você terá um controle maior e poderá fazer o uso dos outros cômodos enquanto o que você pintou está secando.

Caso o ambiente seja mais espaçoso, você pode deixar os bichinhos em um local separado de onde está sendo pintado. Lembre-se de deixar o potinho de água e comida, já que você pode acabar passando um bom tempo realizando a pintura!

Geralmente, pintores profissionais escolhem por utilizar entre duas ou três camadas de tinta para cada parede, garantindo um acabamento melhor (sem aqueles “riscos” dos pincéis), e que a cor fique fiel à escolhida.

Isso pode acabar impactando o tempo de secagem, já que é necessário passar a primeira mão, esperar secar, e então passar a seguinte. Isso tudo deve ser levado em conta no seu planejamento e orçamento: a quantidade de tinta necessária e o tempo a ser dedicado para uma pintura adequada do seu apartamento.

Lembre-se de proteger seus móveis e o piso antes de iniciar a pintura, evitando acidentes

Escolhendo as cores e como pintar

Depois de ter comprado todo o material necessário e planejado como ocorrerá todo o processo, é hora de começar! As cores fundamentais variam de acordo com o gosto de cada um, mas existem algumas que são mais indicadas do que outras.

Cores claras, por exemplo, costumam trazer maior sensação de amplitude para o ambiente. Variações de azul, bege e cinza podem funcionar para sala de estar/jantar, cozinhas e banheiros. Investir nisso é a garantia de um ambiente clean, mais minimalista, trazendo mais frescor. Isso não impede, claro, que você utilize cores mais vibrantes, como vermelho, amarelo ou laranja.

Essas cores, segundo os especialistas, estão muito atreladas à sensação de alerta. Por isso, evite utilizá-las nos quartos, já que podem acabar nos estimulando, impedindo o descanso nos cômodos que são apropriados para isso.

Algumas tendências, como a pintura de duas paredes, podem auxiliar na decoração, um toque de cor, junto com o branco. Essas cores podem ficar muito bem na pintura de colunas, criando pontos de cor bastante singulares no ambiente.

Outra dica é investir em tintas laváveis, ou que sejam à base de água. Elas facilitam a hora da limpeza e algumas marcas proporcionam até mesmo secagem em menos tempo, o que é ainda melhor. As melhores opções são, também, tintas acrílicas: elas não possuem cheiro, evitando com que o cômodo pintado fique forte ou provoque reações alérgicas nos moradores.

Saiba mais sobre nossos
empreendimentos

Entre em contato