30/09/2021

O que é planta baixa em apartamento?

Se você está buscando um apartamento que ainda está em construção, ou até mesmo é apaixonado por arquitetura e engenharia, já deve ter ‘trombado’ com esse termo por aí. Contudo, por mais que muitas pessoas já tenham ouvido falar sobre o assunto, muitas ainda se perguntam o que é planta baixa e para que exatamente ela serve.

O termo planta baixa é muito usado, principalmente em ambientes que são cercados por arquitetos, engenheiros e construtoras. Contudo, o que realmente é uma planta baixa? Continue lendo este post e a gente vai te contar tudo sobre as plantas baixas e para que elas servem.

O que é uma planta baixa?

A planta baixa é um tipo de documento ou uma representação do layout de um apartamento e/ou determinados ambientes separadamente. Por meio dessa planta, produzida pelo arquiteto, é possível saber todos os ambientes interligados dentro do apartamento, onde estão as portas e janelas, as medidas de tudo e, em alguns casos, até mesmo a posição da mobília.

Esse tipo de planta é um desenho técnico e tudo o que pode ser visto por ela é da perspectiva superior, ou seja, é como se você estivesse olhando para o apartamento de cima. Essa representação é feita por meio de uma linha imaginária a partir de 1,5 m acima da linha do piso para que, assim, possa também se ter a noção da abertura de portas e janelas.

o que é uma planta baixa

A planta baixa pode ser tanto demostrando todo um andar, um apartamento inteiro ou apenas de um cômodo.

Em outras palavras, é como se a visão fosse por meio de uma perspectiva onde não há teto ou telhado no projeto. Daí nasce o nome “planta baixa”, já que é uma visão que demonstra apenas até um metro e meio do chão, uma representação da parte mais “baixa” do projeto. Contudo, existem alguns elementos indispensáveis para uma planta baixa. Confira quais são:

  • Linhas de dimensão: elas representam todas as medidas de comprimento e largura dos itens presentes no ambiente. Dentre esses itens estão as portas e janelas, e as dimensões das paredes do espaço.
  • Escala: tudo o que compõe um ambiente é representado na planta, ou seja, todos os itens, como paredes e portas, devem seguir uma proporção em relação ao tamanho real. Por exemplo, se em uma casa, a janela ocupa ¼ da parede, na planta essa proporção deve ser igual. Atualmente, as escalas mais utilizadas são as de 1:50 e 1:100. Na escala de 1:50, por exemplo, cada elemento será 50 vezes menor que o original.
  • Plantas baixas com layout: no caso deste tipo, é possível a inclusão de eletrodomésticos, escadas, armários e diversos outros elementos. Um exemplo disso está nas plantas do iU.01.
plantas-baixas-com-layout

A planta baixa com layout permite uma visão mais representativa dos espaços.

1. Planta baixa técnica

planta-baixa-tecnica

Representa a estrutura do imóvel por meio de linhas, sem muitas representações gráficas humanizadas.

Esse tipo de planta é composto por uma série de linhas que têm a função de indicar a estrutura do imóvel. Por meio dela é possível enxergar tudo o que compõe os espaços, como já dissemos acima, sempre com as informações de tamanhos de cada componente do espaço. Com a ajuda dessas informações, o profissional tem o apoio que necessita para a construção do projeto.

Neste tipo de planta baixa também é possível visualizar todas as marcações de níveis do projeto, como a altura do piso até o teto, se há a presença de quaisquer degraus ou desníveis e a extensão de cada parede dos cômodos.

No caso de prédios, por meio dessa planta é possível ser visualizado, em cada andar, o espaço do elevador, a presença das escadas, as portas de cada apartamento e a extensão do corredor. No caso dos espaços comuns, como o hall de entrada e estacionamento, é possível ver a extensão do espaço, posicionamento de cada porta e espaços para os carros.

2. Planta baixa humanizada

planta-baixa-humanizada

Entrega desenhos mais elaborados, com mais detalhes relacionados ao imóvel.

No caso da planta baixa humanizada, há um trabalho maior na elaboração dos desenhos, a fim de proporcionar a visualização de mais detalhes relacionados ao projeto. É muito importante para que o cliente possa visualizar melhor um projeto, facilitando o entendimento do produto final que nascerá daquela planta.

É esse tipo de planta que você recebe, por exemplo, quando compra um imóvel na planta. Já que ela permite que você tenha uma visão mais exemplificada do seu futuro apê, possa entender melhor os cômodos e como eles se interligam.

Compre seu iU.01 na planta!

Ainda não conhece nosso empreendimento, iU.01? Ele é o lar perfeito para quem busca muito conforto e comodidade, além de uma localização privilegiada no coração de Jardim Camburi. Clique aqui e compre seu iU.01 ainda na planta!

Saiba mais sobre nossos
empreendimentos

Entre em contato