O setor da construção civil tem apresentado avanços significativos ao longo dos anos. Em 2021, por exemplo, foi registrado um crescimento de 9,7% e, em 2022, uma alta de 6,9%. No terceiro trimestre do ano passado, por exemplo, o aumento do setor foi maior que o Produto Interno Bruto (PIB) – uma alta de 1,1%.
Este crescimento constante se deve a algumas razões – como a integração de soluções tecnológicas aos empreendimentos construídos. Conheça mais detalhes sobre este avanço no setor da construção civil no conteúdo de hoje com a iUrban!
Leia também – Sustentabilidade: medidas sustentáveis crescem 40% ao ano
O setor em 2023
No início deste ano, a previsão para o setor da construção civil era de um crescimento de 2,5%, de acordo com o informativo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Esta estimativa positiva se deve, principalmente, à quantidade de empreendimentos lançados e construídos, de unidades financiadas e da materialização de investimentos. À medida que o setor da construção civil aumenta, consequentemente o PIB nacional cresce junto.
Outro motivo para o crescimento do setor da construção civil é a geração de empregos provocada pela área. De março de 2020 a maio de 2022, foram criadas mais de 430 mil vagas no setor, como aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O que esperar para a construção civil em 2024?
Os dados relacionados à construção civil em 2023 ainda não foram divulgados, mas já é possível prever algumas tendências para o setor no ano que vem. Uma delas é a previsão de mais empreendimentos públicos serem construídos no próximo ano – movimento impulsionado pelas eleições de 2024 –, segundo a CBIC.
Além disso, a taxa básica de juros pode cair e, consequentemente, influenciar o surgimento de mais investimentos no país.
Fontes: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Informativo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).