Sustentabilidade é um termo em alta em diversos setores mundiais, entre eles o imobiliário. Apenas no Brasil, já existem mais de 3 mil construções consideradas sustentáveis que possuem o selo verde, segundo dados do Estadão. O detalhe importante é que o empreendimento sustentável corresponde ao termo ESG (Environmental, Social and Governance), que tem sido cada vez mais importante, também, para valorizar o mercado imobiliário capixaba e nacional. Mas o que é o IPTU Verde? Quais são os benefícios dele para os imóveis – e para o setor?
Continue a leitura para conhecer as respostas com a iUrban!
Leia também – Plantas para área interna: o que cultivar no seu apê
O que é o IPTU Verde?
O IPTU Verde é uma maneira de obter descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a nível municipal. Ele vale para imóveis residenciais, comerciais e institucionais que incorporam em sua estrutura e vivência práticas sustentáveis para ter municípios mais inclusivos e, claro, socioambientais. A proposta do IPTU Verde é de reduzir o desperdício acumulado de resíduos durante as obras dos empreendimentos e, assim, diminuir o consumo dos materiais e produtos de construção civil.
Práticas socioambientais: quais são?
As práticas sustentáveis nos empreendimentos podem – e devem – começar durante as obras, com o uso de materiais e produtos sustentáveis para a construção dos imóveis. Madeiras certificadas e tijolos ecológicos são exemplos de itens socioambientais que podem ser utilizados ao longo da fase de obras dos projetos.
Conheça outras práticas que tornam os empreendimentos sustentáveis:
- Possuir sistema de captação de água (das chuvas e do ar condicionado);
- Instalar torneiras e chuveiros econômicos;
- Coleta inteligente e seletiva de resíduos;
- Jardins e hortas sustentáveis coletivas;
- Implementar sistemas de energia renovável, como a energia solar.
Como funciona o IPTU Verde
Ainda não são todas as cidades e estados brasileiros que contam com o IPTU Verde para oferecer aos contribuintes. Assim, quando ofertado, este programa vai variar de acordo com cada prefeitura municipal.
Isso significa que é preciso consultar as cidades para conhecer as exigências variáveis de cada município para se cadastrar no programa do IPTU Verde. Lembre-se de confirmar com a sua cidade se o desconto sustentável é válido apenas para novos imóveis ou se empreendimentos antigos também podem ser cadastrados e beneficiados.
+ Leia mais: Sustentabilidade: medidas sustentáveis crescem 40% ao ano
Quais as vantagens de ter um imóvel sustentável?
Ter um imóvel caracterizado como sustentável garante maior valorização para o seu empreendimento. Essa é uma das vantagens deste tipo de construção, já que a sustentabilidade é uma preocupação constante e que tem um papel essencial no dia a dia de 9 a cada 10 brasileiros, conforme uma pesquisa da Teads em parceria com a Kantar.
Além disso, ter um empreendimento sustentável tem como vantagens para os residentes:
- Economia de gastos com energia elétrica, caso sejam instalados sistemas de energia renovável;
- Maior eficiência energética com iluminação LED;
- Redução no consumo de água potável com os sistemas de captação de água;
- Economia e maior acessibilidade com o uso de materiais sustentáveis durante a construção de projetos civis.
Encontre o imóvel sustentável ideal para a sua vida
Aqui, na iUrban, todos os nossos empreendimentos contam com práticas sustentáveis em sua rotina para oferecer o melhor conforto para todos os seus moradores. Além disso, toda a praticidade e segurança que você precisa para aproveitar bem todos os seus dias está em um empreendimento iUrban! Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe para conhecer o imóvel ideal para todos os momentos da sua vida!
Aproveite alguns conteúdos que podem ser do seu interesse!
Apartamento com varanda: 3 formas de aproveitar o espaço
Lar em prol da saúde mental: entenda a relação entre os dois
Fontes: Estadão.