10/01/2023

IPTU: o que é, como fazer e data limite para pagar

O imposto predial e territorial urbano, popularmente conhecido como IPTU, é um tributo cobrado anualmente pelos municípios. O objetivo é arrecadar recursos para o financiamento de serviços públicos na cidade, como iluminação, segurança, saúde, saneamento e etc. Para tirar suas dúvidas em relação ao pagamento deste imposto, continue a leitura!

Entenda quem precisa pagar o IPTU

Como o nome mesmo sugere, este tributo é cobrado por propriedades que cada pessoa possui em seu nome. Ou seja, qualquer pessoa que possui ao menos um imóvel registrado na prefeitura deve pagá-lo. A regra é aplicada até mesmo se a propriedade não tiver escritura pública. Além disso, é válida para casas e centros comerciais, salões, galerias, terrenos com ou sem construção.

O valor do tributo varia de acordo com cada município e o cálculo é diferente para cada tipo de propriedade. Neste caso, é levado em consideração os fatores como localização, área construída, uso e destinação do imóvel, entre outros. No geral, o valor segue esta lógica: 

Valor de mercado do imóvel X alíquota do município = IPTU

Fazendo o pagamento do IPTU

Como o IPTU é um imposto municipal, a forma de pagamento varia bastante entre as prefeituras. No geral, é possível pagar o tributo por meio de guia de recolhimento, que pode ser gerada pelo site da prefeitura ou retirada em uma agência bancária indicada.

Existe a possibilidade de cadastrar o pagamento do IPTU no modo de débito automático. Porém, é necessário entrar em contato com a prefeitura do seu município para verificar a disponibilidade.

Conheça as modalidades de pagamento do IPTU

As prefeituras oferecem aos cidadãos a possibilidade de escolher o melhor meio de pagamento para o seu orçamento. A maioria dos municípios permitem que se pague de forma única com desconto, ou parcelado, até 12 vezes. No caso da prefeitura de Vitória, capital do Espírito Santo, o pagamento à vista garante o desconto de 8%.

O IPTU pode ser pago em dinheiro, mas há prefeituras que permitem o uso de cartão de crédito. O PIX também pode ser alternativa muito usada na temporada de quitação de débitos em 2023.

Qual é a data limite para o pagamento do IPTU?

Assim como os valores, a data limite para o pagamento do IPTU varia de acordo com o município onde o imóvel está localizado. Nos casos em que o valor foi parcelado, é importante ficar atento ao vencimento de cada conta, pois o atraso pode acarretar juros e multas.

Para conferir as datas de vencimento exatas, basta acessar o site da prefeitura onde seu imóvel está localizado ou conferir o carnê do IPTU.

Saiba quem é isento de pagar o imposto

Cada município possui uma lista de propriedades e proprietários elegíveis para a isenção do IPTU. A elegibilidade é determinada pelo governo local, mas geralmente inclui: 

  • Ser aposentado, pensionista ou beneficiário de renda mensal vitalícia;
  • Não possuir outro imóvel em seu nome;
  • Utilizar efetivamente o imóvel como sua residência;
  • Rendimento mensal (benefício, investimentos, rendas em geral) que não ultrapasse 3 (três) salários mínimos no exercício a que se refere o pedido, para isenção total;
  • Rendimento mensal entre 3 (três) e 5 (cinco) salários mínimos no exercício a que se refere o pedido, para isenção parcial;
  • O imóvel deve fazer parte do patrimônio do solicitante.

Também é comum que os municípios estabeleçam um valor máximo em que não há cobrança do IPTU. Para obter a isenção do imposto do próximo ano, é necessário apresentar à prefeitura os documentos que comprovem que você cumpre os requisitos.

Conheça os empreendimento da iUrban

Agora que você tirou suas dúvidas em relação ao IPTU, conheça os empreendimentos da construtora iUrban? Focada em projetos na capital capixaba, a empresa conta com três imóveis nos principais bairros do Espírito Santo, o iU.01, em Jardim Camburi, e o iU.02 e iU.03, em Jardim da Penha

Além disso, a construtora também disponibiliza imóveis usados que passaram pelo processo de modernização. Sendo diferente de compras de imóveis usados tradicionais, a construtora oferece um ano de garantia, ou seja, são 9 meses a mais do que é exigido por lei. Clique no link para saber mais!

Saiba mais sobre nossos
empreendimentos

Entre em contato