22/06/2021

Como decorar o hall de entrada do apartamento?

Dizem que a primeira impressão é a que fica. Com um hall de entrada, não poderia ser muito diferente! Decorar um apartamento pode ser um momento de diversão para quem adora se inspirar em cores e móveis, mas também uma dificuldade para aqueles que não entendem muito de design de interiores. Especialmente quando se fala do hall de entrada do apartamento, o momento de primeiro contato com o seu cantinho poderá mudar totalmente a percepção que você tem sobre o ambiente. 

O hall de entrada, como o próprio nome já deixa a entender, é a parte inicial do apartamento. Em outras palavras, ele é um cartão de visita para o lar. Mas, para além de decorativo e causar a melhor impressão, esse espaço pode ser bastante útil na rotina do dia a dia. E é isso que a iUrban irá te explicar hoje! Afinal, como decorar e transformar o hall de entrada do seu iU.01?

O que é o hall de entrada e por quê ele é tão importante

O hall de entrada, ou apenas hall, como também é conhecido (e escrito como rol), funciona como uma sala (grande ou pequena) que antecede os ambientes principais do apartamento. Historicamente, seu conceito envolve ter um espaço para que visitantes não familiares não entrem prontamente num ambiente em que os residentes estão mais à vontade, garantindo a intimidade. 

Sabe aquele momento em que você recebe alguém em casa e logo diz “não repara a bagunça”? O hall de entrada serve exatamente para que a visita não tenha essa percepção! E, também, é o tempo para que, enquanto você cumprimenta a visita no hall, outra pessoa dê os retoques finais na sala de estar ou jantar, por exemplo. Dessa forma, nenhum acidente corre o risco de acontecer.

Antigamente, acreditava-se que o hall de entrada tinha a função de evitar que olhares exteriores se voltassem para o lar, como uma espécie de proteção para os moradores. Atualmente, o espaço ganhou outros significados. É claro que o conceito original se manteve, mas serve como utilidade para alguns hábitos praticados.

Um exemplo disso é ter um lugar para guardar chaves, casacos usados frequentemente, guarda-chuvas, ou até mesmo ter onde deixar os sapatos, evitando trazer a sujeira da rua para dentro.

Estilos de decoração

O hall de entrada, assim como os outros ambientes, deve ter o seu estilo próprio, mas estar em consonância com o restante da casa. Sendo assim, é sempre interessante ter em mente uma paleta de cores que ajudem a manter o local agradável.

Em geral, o ideal é optar por cores claras, para que se tenha uma sensação mais clean e confortável. Isso ajudará o visitante (e você, principalmente!) a relaxar e deixar “da porta para fora” a sensação estressante após voltar da rua.

Você também pode decorá-lo com vasos de plantas, flores, espelhos (para dar aquela última conferida no visual antes de sair) e outros objetos decorativos. Se o espaço permitir, talvez incluir um pequeno armário e banquinhos para ajudar na hora de calçar os sapatos pode fazer toda a diferença!

Hall de entrada de apartamento

Para a iluminação, opte por luzes que trazem a sensação de conforto, convidativo para a pessoa se sentir em casa. Tons de champanhe em lustres ou spots nos cantos, assim como iluminação indireta, também fazem parte da decoração (o que, como bônus, também poupa espaço).

Mas, se o seu estilo é mais arrojado e você gosta de algo mais vibrante, não há problema algum! A técnica de pintar meia parede de uma cor vibrante (vermelho, amarelo, laranja, por exemplo), pode acompanhar bem um abajur e um puff, se for um caso de um hall de entrada pequeno. No entanto, ainda assim, lembre-se que é interessante que o tom, logo na entrada, tenha uma base mais clara, evitando confusão visual ou destaques negativos.

Trabalhando com espaços menores

O tamanho de um hall de entrada irá, certamente, definir o quanto é possível trabalhar nele. Quanto menor, mais simples e útil ele deve ser. Afinal, você não quer receber suas visitas em um lugar apertado graças às mobílias, certo?

Nesse aspecto, você pode experimentar ter uma parede espelhada (ou um mosaico espelhado, podendo ser cristal, vidro, bronze e fumê) também pode ajudar a dar mais dimensão ao ambiente menor.

Lembre-se que a decoração, nesses casos, não deve ser exagerada. Caso contrário, dará a impressão de um ambiente bagunçado e sem sentido de unidade, o que causará desconforto tanto para você, quanto para a pessoa que estiver te visitando. 

Tenha em mente que, para garantir que o hall de entrada cumpra o seu objetivo, sua decoração deve ser bem planejada e pontual, onde tudo tenha motivo para estar onde está!

Saiba mais sobre nossos
empreendimentos

Entre em contato