O verão chegou junto com as altas temperaturas e dias ensolarados. Porém, com ele podem vir alguns problemas causados pelo aumento da temperatura, algo comum neste período do ano. Assim como os humanos, os animais também podem sofrer com as temperaturas elevadas. E por isso devemos ter todos os cuidados com seu pet neste verão em dia.
Apesar de não aparentarem, os animais necessitam de cuidado especial em período de calor, pois tal período afeta drasticamente a sua rotina. Desde a alimentação ao passeio na rua, é necessário ter uma atenção redobrada para evitar problemas de saúde com o seu pet. Confira algumas dicas que separamos para você curtir o verão da melhor forma com o seu animal.
Como a Hipertermia afeta os animais e com evitá-la
Hipertermia é uma situação em que o corpo se encontra com uma temperatura elevada. Tal problema pode atingir tanto os humanos quanto os animais. Porém, o grande problema da hipertermia é que poucos donos de animais, em especial, possuem conhecimento da situação. Entenda como ela funciona e como evitar que seu pet desenvolva.
Você já deve ter notado que cães e gatos não transpiram da mesma forma que nós humanos. Pelo contrário, por possuírem um número menor de glândulas sudoríparas, responsável por liberar o suor do corpo, isso os torna incapazes de controlar a sua temperatura corpórea.
Quando expostos ao calor, suas células responsáveis por exportar a água e vapor para fora do corpo, entram imediatamente em ação. Contudo, sua estrutura corpórea não consegue realizar este processo de forma eficaz. Além disso, como tentativa de refrescar o corpo, acabam aumentando a ventilação pulmonar, os deixando ofegantes.
Confira outros sintomas de Hipertermia em animais:
- Cansaço, fraqueza, indisposição;
- Pele muito quente;
- Hipersalivação.
Por isso, para evitar que tal situação se desenvolva com o seu pet, é muito importante que os animais tenham à sua disposição água, sombra e superfícies frias e frescas para se refrescarem quando a temperatura no local em que mora estiver elevada.
Outros problemas como queimaduras nas patas, a proliferação de insetos e parasitas e câncer de pele também podem ser causados pela falta de cuidado em momentos de calor em excesso, Confira algumas dicas para você aderir neste verão e deixar esses problemas bem longe do seu pet.
5 dicas para cuidar do seu pet neste verão
Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil é o terceiro país do mundo com a maior população de animais domésticos. Para se ter um animal doméstico, é preciso ter um ambiente que possa lhe proporcionar em qualquer período da sua vida, bem estar, carinho, amor e principalmente, cuidado. Conheça algumas dicas para você cuidar do seu pet no verão:
1. Atente se aos horários de passeio
Evite ao máximo passeios em horários de temperaturas elevadas. É recomendado, em caso de levar o seu pet para passear em dias ensolarados, que opte pelos horários antes das 10h da manhã ou depois das 17h da tarde. Momentos do dia em que está mais fresco para o seu animal, evitando problemas como queimaduras em suas patas.
2. Hidrate seu pet
Hidratação dos animais é algo importante que não pode faltar em nenhum momento, principalmente durante o verão. Os animais, assim como os humanos, precisam repor a água que perdem com a transpiração. Ofereça mais água ao seu pet para que, em dias de calor, a sua hidratação seja regulada corretamente.
3. Cuidado com o ambiente
Manter o pet em espaços sem ventilação e abafados, podem futuramente gerar problemas de saúde graves, chegando a levar ao óbito do animal. Por isso, evite locais abafados e dê preferência a ambientes arejados, com pisos frios ou grama, assim evitando as patologias relacionadas ao ambiente inadequado.
4. Aumente o número de banhos e tosas
Em períodos de baixas temperaturas é recomendado a diminuição de banhos, já em altas temperaturas como é o caso do verão, é o contrário, é recomendado 2 banhos por semana para refrescar o animal. Além disso, a tosa de cães com pelos longos também é recomendada, pois contribui para a diminuição do calor.
5. Use filtro solar
Os protetores solares desempenham a mesma função nos animais, protegem contra raios ultravioletas. Em dias ensolarados, não esqueça de passar o protetor no seu pet, evitando doenças como o câncer de pele, que atinge rigorosamente os animais que não possuem um cuidado necessário com a pele neste período.
Conheça a iUrban
Aqui você e seu animal tem acesso a diversos parques, praças, opções de lazer e a praia de Camburi! Um espaço ideal para você que ama e cuida do seu pet, afinal, morar no lugar certo, com acesso aos ambientes certos, garante o bem-estar que o seu pet merece. Clique aqui e conheça o iU.01 agora mesmo!