Para aqueles que adoram cozinhar, o lugar mais especial da casa não poderia ser outro se não a cozinha. Para desempenhar o seu papel central nas casas, a cozinha precisa ser funcional e confortável para que os moradores possam usufruir o melhor do cômodo. Dessa forma, muitas pessoas têm optado cada vez mais por uma cozinha planejada, para transformar o ambiente em uma área de convivência ideal para curtir com amigos e família.
Sofisticada e cada vez mais acessível, uma cozinha planejada apresenta inúmeras vantagens para quem dispõe desse espaço. Além disso, ter um ambiente conforme o seu gosto pessoal, permite a construção de um espaço personalizado e único. Por isso, para te ajudar a tirar do papel a sua cozinha ideal, neste post, daremos algumas dicas para planejar e garantir o sucesso do seu projeto!
5 dicas para montar a cozinha ideal para você
Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que para realizar o sonho de ter uma cozinha planejada sob a sua medida é fundamental o acompanhamento de um profissional durante todo o processo. Dessa forma, você evita futuras dores de cabeças e frustrações. Agora que você já que para a execução da sua cozinha planejada, um profissional da área não pode faltar, confira 5 dicas para te ajudar no processo
Leia também: Móveis planejados x prontos: saiba qual é a melhor opção para você
1: Priorize a iluminação
Não tem nada pior do que um ambiente mal iluminado. Por isso, pense em uma iluminação adequada, que permita sua utilização de forma eficaz em qualquer horário do dia e da noite. Além disso, pensar em uma cozinha que aproveite a iluminação natural também é valido. Isso porque, ela não é somente econômica, como também trazem sensações de aconchego e relaxamento, muito importantes nesse local.
2: Saiba escolher os móveis
Na hora de escolher a sua mobília, não pense só na parte estética, mas na funcionalidade e praticidade que aquele móvel trará ao ambiente. Antes dessa decisão, pesquise bastante o estilo de cozinha desejado e qual o mobiliário mais se encaixa na situação da sua cozinha. Considere, fatores como: o tamanho do espaço, onde cada objeto fica ou vai ficar, a disponibilidade de tomadas por perto e entre outros fatores.
3: Definir o layout da cozinha
Na cozinha planejada as possibilidades para a elaboração dessa etapa são extremamente importantes, já que as peças serão fabricadas conforme os tamanhos e encaixes de acordo com o que foi elaborado no layout. Portanto, comece por definir o encaixe dos móveis e a localização de portas e janelas, para assim, criar um projeto mais certeiro.
4: Estabelecer um sistema de exaustão
É impossível que os preparos realizados na cozinha não liberem odores e fumaça, além de ser comum o surgimento de mofo em alguns pontos. Para resolver esse problema, é preciso que se estabeleça um sistema de exaustão adequado ao ambiente. Existem três tipos mais comuns: o exaustor, a coifa e o depurador. Observe o seu espaço e qual destes três melhor se encaixa na sua cozinha ideal.
5: Verifique como são os moradores
Pode soar um pouco estranha, mas essa é uma dica essencial para a sua cozinha planejada. O ideal, é planejar uma cozinha acessível a todos, mas que utilize como base, a altura da pessoa que mais frequenta o ambiente. Desse modo, você cria um espaço mais confortável e ainda propõem soluções que vão ajudá-lo no dia a dia.
Morar bem faz toda a diferença: conheça o iUrban!
Agora que você já sabe o que é preciso para ter uma cozinha planejada perfeita, conheça o nosso iU.02 clicando aqui.
Localizado em Jardim da Penha, o iU.02 fica próximo de tudo: bares, restaurantes, farmácias e supermercados. Além disso, o empreendimento conta com uma planta inteligente que traz mais praticidade e funcionalidade na vida dos moradores, afinal, morar no lugar certo faz toda a diferença!