Quando vivemos em um apartamento, o barulho no apartamento de cima pode ser um grande incômodo. Comumente, os sons altos são motivos para reuniões de condomínio, problemas entre vizinhos e reclamações com o síndico. Mas você sabia que têm formas de acabar com esse problema? Neste post, te contamos como!
Barulho no apartamento de cima: o que fazer?
Por mais que se sintam muito incomodados com o barulho no apartamento do vizinho, é comum que muitas pessoas não saibam como lidar com a situação. Abaixo, contamos o que fazer com barulho no apartamento de cima. Confira nossas 4 dicas direcionadas para a situação e acabe com o problema!
1. Converse com o seu vizinho sobre o assunto
Levando em consideração a política da boa vizinhança, a primeira coisa que você precisa fazer é conversar com o seu vizinho. Muitas vezes, ele pode nem notar que está fazendo muito barulho durante o dia a dia. Por isso, o problema pode ser resolvido com uma boa conversa direta sobre o assunto.
Às vezes, o seu vizinho pode ter se excedido temporariamente para a realização de uma atividade física, uma mudança na decoração ou um jantar em família. Por isso, basta pedir para ele tomar um pouco mais de cuidado em relação ao volume. Tudo pode ser resolvido apenas com um diálogo.
Contudo, quando os barulhos são frequentes e, mesmo conversando, o seu vizinho não diminui o volume dos sons, são necessárias algumas outras medidas um pouco mais radicais. Continue a leitura e confira mais algumas medidas que você pode tomar!
2. Avise o seu síndico sobre o problema
Caso o seu vizinho não diminua o barulho após a conversa, está na hora de conversar com o seu síndico. Ele tem o poder de notificar o morador ao lado ou acima sobre os barulhos altos e solicitar que ele se controle um pouco mais. No entanto, mesmo sendo notificados, ele pode não mudar de postura, fazendo-se necessária uma medida mais agressiva.
3. Converse com o síndico sobre uma multa
Quando uma solução amigável não funcionou e, mesmo com a advertência/notificação do síndico, a postura do vizinho não mudou, há uma outra opção. Cada condomínio possui uma série de regras de boa convivência, incluindo um limite de tolerância para sons, horários e volume dos barulhos.
Caso a regra de barulho não seja cumprida, o síndico pode multar o condômino barulhento a fim de fazer com que ele diminua o barulho. Contudo, para esta medida, é preciso que o síndico seja razoável e sensato na hora de aplicar as advertências e multas. E, caso não funcione, ainda existe mais uma opção!
4. Notifique o vizinho extrajudicialmente
Pode até parecer um pouco drástico, mas uma notificação extrajudicial pode ser necessária. Quando o síndico não se posiciona ou, mesmo com o posicionamento dele, o vizinho não muda a postura, você pode fazer uma notificação extrajudicial ao seu vizinho, solicitando que o mesmo diminua os barulhos.
Para isso, você precisa acionar o órgão administrativo municipal para que as medidas necessárias sejam tomadas. E, mesmo assim, caso o problema não seja resolvido, há a possibilidade de chamar a polícia para tomar as medidas cabíveis, contudo, nesse caso, é necessário reunir provas que comprovem o problema.
O iU.01 conta com isolamento acústico
Você sabia que existe uma forma mais simples de lidar com o problema de barulho no apartamento de cima? É simples! Basta investir em um apartamento que conte com isolamento acústico de acordo com a NBR 15.575 (Norma de Desempenho), como é o exemplo do iU.01. Isso diminui o problema e, claro, melhora a sua convivência com todos os vizinhos.
Compre seu iU.01 agora mesmo
Além de contar com esse benefício, o iU.01 entrega diversas outras vantagens para todos os moradores. Alguns exemplos são a qualidade dos acabamentos, alta tecnologia, áreas comuns decoradas, espaço pet e muito mais. Compre seu iU.01 agora mesmo, para isso, basta clicar aqui, conhecer melhor o seu futuro apê e entrar em contato com nossa equipe.