30/09/2022

Arquitetura biofílica: saiba como aplicar em seu apartamento

A arquitetura biofílica se popularizou a partir de 1980, quando o biólogo Edward O. Wilson alertou sobre como a urbanização desconecta as pessoas da natureza.Essa reconexão é a proposta da biofilia, que, do grego, significa “amor às coisas vivas”. De acordo com a arquiteta Nara Grossi, do escritório It’s Informov, a biofilia é “uma lógica de raciocínio que pode ser aplicada em diversos momentos”. 

Se você gosta de ambientes com uma atmosfera mais natural, confira como aplicar esse estilo arquitetônico em seu apartamento.

Na arquitetura

Para aplicar a técnica na arquitetura, é preciso ter em mente o uso de materiais naturais. Além disso, é importante potencializar a iluminação natural, a ventilação cruzada e, claro, investir na presença de plantas. 

Nos apartamentos

No interior, o morador pode investir em madeira, bambu e pedras como revestimentos, já que esses materiais remetem à natureza. Também é possível brincar com o jogo de sombras e luzes, e fazer dos espelhos aliados na hora de refletir a luz natural. 

Na arquitetura biofílica também é importante saber usar a paleta de cores. Recriar padrões, como por exemplo a paleta de cores do pôr-do-sol, ou a mistura de tons de verde e marrom de uma floresta. 

Benefícios

Existem vários benefícios em utilizar os princípios da arquitetura biofílica como, por exemplo, a redução do estresse, a melhora na concentração e criatividade, redução da agressividade e o aumento da sensação de descanso. 

Para pessoas que trabalham em home office e possuem escritórios dentro dos apartamentos, esse estilo arquitetônico pode ser interessante para diminuir o estresse. Uma pessoa trabalha em média de 8 a 9 horas por dia sentada, hábito que afeta diretamente o corpo humano, incluindo aumento do risco de diabetes e doenças cardíacas, aumento do risco de depressão, dores nas costas e no pescoço. 

Quando o escritório é adepto ao estilo biofílico, há o aumento da produtividade e a diminuição da tensão. Ou seja, quanto menos o espaço se parece um escritório, melhor será o resultado do trabalho realizado no espaço. 

As plantas na arquitetura biofílica

Inserir plantas nos espaços internos e externos traz muitos benefícios para os ambientes e para as pessoas. Por exemplo, o relaxamento, a tranquilidade e, claro, ajuda a promover a beleza dos lugares. 

Em espaços internos, as plantas que podem ser utilizadas são bromélias, suculentas, orquídeas, cactos, crótons e lírios, por exemplo. Já em espaços externos, podem ser utilizadas plantas como antúrios, espadas de São Jorge, heras e outras. 

Na Construtora iUrban você encontra a arquitetura biofílica 

Mesmo sendo idealizadora de projetos modernos, a iUrban pensou em seus condomínios como espaços que melhorem a qualidade de vida dos seus moradores. Por isso, você encontra um pouco da arquitetura biofílica em nossos apartamentos, com peças mais rústicas e paisagismo completo. Clique no link para saber mais!    

 

Saiba mais sobre nossos
empreendimentos

Entre em contato