Ambientes integrados em casa podem ser uma das melhores opções para proporcionar mais espaço e conforto. Na prática, isso significa que os cômodos deixam de ser separados por uma parede, muro ou qualquer outro tipo de divisória. Assim, o ambiente fica mais aberto e amplo de maneira mais sofisticada — e sem perder o charme da casa ou apartamento.
No conteúdo de hoje, você vai conhecer as vantagens em ter ambientes integrados, quais são os tipos de construções que mais utilizam esta técnica e as melhores combinações de ambientes integrados. Continue a leitura abaixo!
Quais construções mais utilizam ambientes integrados?
A técnica dos ambientes integrados é comumente utilizada em construções como lofts, que têm como intenção possibilitar espaços mais amplos para quem vive neles. Além destes, os ambientes integrados também são muito aplicados em apartamentos que possuem espaços úteis menores. Assim, as pessoas têm mais espaço para se locomover, planejar seus cômodos e ter mais conforto em sua rotina.
Um detalhe importante é que os ambientes integrados podem ser utilizados de maneira total ou parcial — ou seja: alguns cômodos podem ser combinados e integrados enquanto outros podem manter suas divisórias.
Vantagens de ter ambientes integrados
A principal vantagem em ter um ambiente integrado é a amplitude proporcionada no espaço. Afinal, quando não há divisórias separando cômodos, há maior percepção acerca do ambiente construído e é possível ter a sensação de que aquele espaço é maior do que parece.
Conheça outras vantagens em construir ambientes integrados:
+ Funcionalidade
Espaços mais amplos proporcionados pela construção de ambientes integrados promovem mais flexibilidade e funcionalidade para quem reside no local. Na prática, essa vantagem remete à maneira como as pessoas que convivem nestes ambientes se comportam: se é uma família com crianças pequenas, por exemplo, um ambiente integrado oferece mais espaço para que elas se locomovam e, assim, reduzam a probabilidade de acidentes domésticos, como bater a cabeça na quina de uma mesa.
A flexibilidade se remete à combinação que você deseja fazer para construir o seu ambiente integrado ideal — e, claro, à maneira em que você vai decorá-lo.
+ Economia
Construir ambientes integrados em seu apartamento traz mais economia para o seu bolso, afinal, não ter divisórias entre os cômodos significa não ter que construir uma nova parede, por exemplo. Assim, há redução de custos com materiais para obras e você pode usar esse dinheiro para elaborar uma nova decoração para o seu espaço mais amplo.
+ Conforto
Ambientes integrados proporcionam mais conforto e bem-estar para quem reside e para quem visita o apartamento. Por quê? É fácil: este tipo de ambiente torna os cômodos mais fluidos e aconchegantes, além de proporcionar maior circulação — do ar e do trânsito de pessoas pelos espaços.
E claro: ambientes integrados internos ou externos promovem a aproximação entre as pessoas. Afinal, quando eles não têm divisórias que os separem, a conversa entre vocês não precisa parar! Este tipo de espaço é ideal para as famílias que passam o dia afastadas e querem estar juntas, mesmo em cômodos diferentes.
As melhores combinações de ambientes integrados
As melhores e mais comuns combinações de ambientes integrados são:
- Sala de estar e sala de jantar;
- Sala de estar e cozinha;
- Sala de jantar e cozinha;
- Quarto e escritório;
- Varanda e cozinha.
Encontre seu apartamento na iUrban
Na iUrban, os empreendimentos oferecem tudo o que você precisa: inovação, conforto, praticidade e tecnologia. Todos os nossos projetos entregam o melhor para você ter um futuro com mais qualidade de vida a cada instante — inclusive ambientes integrados, como a varanda gourmet e a cozinha, nos apartamentos. Clique aqui para acessar o nosso site e conhecer o seu lar agora mesmo.