5 itens que você deve saber antes de comprar um apartamento
A casa própria é um sonho para muitas pessoas. Por isso, comprar um apartamento acaba sendo uma das primeiras opções. Nessas horas, no entanto, a ansiedade de concluir o projeto deve passar longe. Esse é o momento ideal para tirar dúvidas e analisar possibilidades. Veja 5 itens que você deve saber antes de comprar um apartamento.
Comprar um apartamento tem sido uma opção bastante utilizada pelos brasileiros para garantir a casa própria. É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até maio deste ano, o país contava com 10 milhões de apartamentos.
A busca pela casa própria é tanta, que em 2020 o setor foi um dos que manteve o crescimento, auxiliando a economia. A manutenção da procura se deu também pela diminuição dos juros para financiar apartamento e a liberação de crédito para pessoas físicas, promovidas pelo Governo Federal.
O sonho da casa própria, contudo, vem acompanhado de muitas dúvidas e ansiedade. Antes de optar por comprar um apartamento, é preciso buscar informações e analisar todas as possibilidades.
5 itens que você precisa saber antes de comprar um apartamento
Se você também deseja investir em comprar um apartamento, deve ficar atento(a) a uma série de fatores, como localização, tamanho, contrato de compra e venda de imovel, entre outros, entre outros. Veja os 5 principais!
A sua necessidade
Durante a busca pelo imóvel dos seus sonhos aparecerão muitas opções e ofertas. A melhor maneira de escolher, no entanto, é saber primeiro do que você precisa. A partir daí, é hora de se planejar e passar a buscar apenas aquilo que se encaixa no seu projeto. Para saber do que você precisa, é válido analisar:
- A quantidade de pessoas que irão morar no apartamento;
- Os valores que você pode pagar;
- O que o condomínio deve ter, tal como área de lazer, piscina, academia, entre outros;
- Se há a necessidade de vagas de garagem;
- Se será um apartamento na planta ou já pronto;
- Se terá a necessidade de financiar apartamento.
Localização
Outro fator muito importante, e que deve ser pensado antes de comprar um apartamento, é a localização. Dependendo de onde se encontra o imóvel, os valores do metro quadrado aumentam e interferem no preço final da compra. Além disso, você corre o risco de precisar alterar toda a rotina por conta da localidade.
Portanto, ao pensar na localização do apartamento, você deve pesquisar se ele é próximo de locais essenciais no dia a dia. Alguns exemplos:
– Padarias;
– Supermercados;
– Hospitais;
– Shoppings;
– Metrôs ou pontos de táxi ou ônibus;
– Do seu próprio trabalho;
– De locais que você costuma frequentar;
– De áreas de lazer.
Por último, também é necessário saber se é um local de fácil acesso, movimentado e com boas opções de transporte.
Considere a metragem
Muitas vezes, os anúncios priorizam o número de cômodos de um apartamento, mas a metragem como um todo é mais importante. Isso porque é a partir dela que você terá uma noção da flexibilidade do espaço, podendo projetar melhor onde ficará cada item do seu futuro cantinho.
Conhecer a metragem real do espaço permite ainda pensar em futuras reformas ou em mudanças no ambiente que você sentirá vontade de fazer. Afinal, é bom pensar no futuro de vez em quando, não é mesmo?
Financiar apartamento ou comprar à vista?
Essa é uma dúvida muito comum para quem vai comprar um apartamento, e é normal. A questão, por outro lado, deve ser respondida após analisar alguns fatores: os valores que você tem para investir, as condições do financiamento, e até mesmo se há algum tipo de desconto em um possível pagamento à vista.
Outro ponto que você deve considerar na hora de comprar um apartamento é o modelo de pagamento híbrido. Como define a revista Exame, seguir esse formato significa juntar dinheiro para dar uma boa entrada e parcelar o restante do valor. Dessa forma, se diminui o valor das parcelas, dos juros e o tempo de financiamento.
Ainda assim, a decisão final deve ser planejada e tomada pensando inclusive no futuro. Já que, é importante lembrar, um possível financiamento implica diretamente nestes momentos da vida.
Contrato de compra e venda de imóvel
Caso decida por fechar o negócio, é necessário ter muita atenção ao contrato de compra e venda de imóvel. Será ele quem definirá os direitos e deveres de comprador e construtora e/ou vendedor.
Por sua vez, estudar o contrato de compra e venda de imóvel com calma te permitirá entender como funcionará o negócio e a não cair em possíveis armadilhas. É válido ressaltar ainda que também é importante guardar esse documento, assim como toda e qualquer comunicação feita entre você e a empresa.
Dessa forma, caso haja qualquer tipo de problema com a negociação ou com os prazos de entrega, há um respaldo para aquilo que foi combinado entre as partes. Uma última etapa é checar os dados da construtora ou de quem está vendendo o imóvel para se certificar de que se trata de um negócio seguro.